Computação Quântica, o início.

Victor Galhardo Sponchiado
3 min readJan 6, 2021

--

10 fatos sobre computação quântica em 10 dias.

Não sou formado em nada que envolva o termo quântico ou quântica, mas de certo modo me entrelacei com esse mundo recentemente.

Sempre gostei de tecnologia, no trabalho eu era o menino que resolvia os problemas de TI, pros meus pais o suporte para instalação de programas no computador e também para todos os tipos de problemas com os celulares rs, mas somente no Natal de 2020, foi o dia que decidi mergulhar na computação quântica e claro que não fazia a menor ideia do que era, só sei que me deu um estalo de que é o futuro e que não posso perder essa.

Passaram-se 10 dias e aqui colocarei o resumo dos principais conhecimentos que obtive.

1º A computação Clássica é uma subclasse da computação Quântica.

2º Existem diversos computadores quânticos funcionais, e inclusive é possível usar de forma gratuita. A IBM tem o IBM Quantum Experience, e tem muita coisa legal lá.

Sycamore, Computador quântico do Google. (Image via Fossbytes)

3º Temos algumas linguagens de programação para computadores quânticos, a Microsoft tem a Q#, uma que é utilizada no computador da IBM é a Qiskit e temos também a OpenQASM. Eu tenho usado a Qiskit, ela roda no python.

4º Tratando da programação em si, temos algumas diferenças em relação a computação clássica, as principais se dão em função do Bit Quântico, ou melhor qubit (ou qbit), onde é possível realizar diversas operações, que no bit clássico não é, como emaranhamento, sobreposição entre outros.

5º Para conseguir compreender melhor o todo, se faz necessário um leve aprendizado de física quântica, e pra isso temos uma infinidade de vídeos no youtube, mas recomendo essa playlist.

6º Também se faz necessário aprender álgebra linear, pois é a base para a computação quântica simulada.

7º Já existem alguns algoritmos que superam a capacidade de resolver problemas dos maiores supercomputadores que temos hoje, e já existe também algoritmos prontos para serem usados quando os computadores quânticos conseguirem atingir um nível de capacidade de processamento ( ou controle de bits quânticos ) maior onde pões em cheque a segurança da criptografia.

8º Aproveitando a deixa, já existem alguns protocolos de criptografia para informação quântica ou melhor para distribuição de chaves , e foi em 1984 o primeiro a surgir: BB84 por Charles Bennett e Gilles Brassard.

9º Qubits são partículas quânticas como fótons, elétrons, átomos ou circuitos supercondutores por exemplo.

10º Temos algumas portas lógicas quânticas similares as portas clássicas, porém a similaridade acaba rapidamente quando pensamos na porta Hadamard por exemplo, que eleva o estado de um qubit para uma sobreposição, onde o qubit assume todos os valores possíveis ao mesmo tempo, até que haja uma interferência ou medição.

Claro que tem uma infinidade de assuntos que não coloquei aqui, mas tem bastante tempo pela frente para conversarmos a respeito.

Se você tem atuado, ou pretende atuar nesta área, vamos bater um papo! rs

Obrigado pelo tempo e bons estudos!

--

--